Você é Chefe ou Líder?

by Hotel Monaco in Blog

Você está à frente de um departamento ou de uma equipe e deseja gerar resultados positivos para empresa? Para isso, precisa saber se é um chefe ou líder. Ficou curioso para saber se está sendo um bom líder ou se comanda sua equipe? 

Continue lendo o nosso artigo para conhecer as características de um chefe e de um líder. Confira!

Quais as Características de um Chefe?

O chefe é o tradicional funcionário que comanda sua equipe com punho de ferro sem dar voz e oportunidade aos colaboradores. Faz tudo do jeito que acha melhor, não orienta os profissionais, não os motiva e não gosta muito de inovação.  Suas principais características são:

  • toma decisões baseadas em palpites e achismos para reforçar seu poder e autoridade sobre os funcionários; 
  • joga a responsabilidade por uma falha em um colaborador; 
  • centraliza informações e não as compartilha com a equipe; 
  • exige obediência dos funcionários, que devem realizar suas tarefas na hora em que são solicitadas e conforme as ordens dadas; 
  • colhe todos os louros das conquistas e se coloca como o único responsável pelos bons resultados; 
  • desmotiva funcionários com humilhações e ofensas; controla todos os passos dos colaboradores; é temido por todos os funcionários; 
  • não pensa no bem-estar coletivo.

Quais as Características de um Líder?

O líder é uma figura que, muitas vezes, é difícil de encontrar em uma empresa. É aquele profissional que se preocupa com seus colaboradores, que os motiva e os inspira para darem o seu melhor. Suas principais características são:

  • motiva a equipe frequentemente, mostrando o caminho a ser seguido e auxiliando na jornada; 
  • dá voz e oportunidade para colaboradores apresentarem novas ideias que podem ajudar a melhorar o trabalho; 
  • assume a responsabilidade junto a equipe quando algo não acontece conforme o esperado; 
  • divide os louros da conquista com todos os funcionários que colaboraram com o projeto;
  • incentiva o desenvolvimento dos colaboradores, indicando cursos, palestras, livros e outros materiais de capacitação, qualificação ou atualização; 
  • dá feedbacks construtivos e está aberto a receber feedbacks de seus funcionários; 
  • estimula a criatividade e a inovação; não manipula funcionários; 
  • sabe cobrar e corrigir sem ofender colaboradores; 
  • pensa no bem-estar coletivo; trabalha para que o clima organizacional seja agradável.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre chefe e líder, pode descobrir de qual lado você está!

Sendo chefe ou líder, você merece a melhor hospedagem e o Monaco Convention & Hotel garante a melhor qualidade e conforto. Torne a sua viagem de negócios mais atrativa. Entre em contato e faça a sua reserva!

 

Follow us on Instagram
Menu | Hotel Monaco